segunda-feira, 30 de abril de 2012

Artista, Designer e Deus


Há quem acredite que a arte é pervertida e o exercício da comunicação (leia-se publicidade, jornalismo e design) é tendencioso. Não que a arte seja sempre pura e a comunicação sempre honesta, mas se há subversão, esta é originária das pessoas que trabalham no meio, e não da arte e da comunicação em sua essência. Afinal, não é Deus – a bondade personificada – o maior artista e comunicador de todos os tempos?
Temos esse retrato do Deus artista por toda a Bíblia. Seja nas imagens e figuras de linguagem usadas por ele para comunicar profecias, ou nos detalhes artísticos e simbólicos do Tabernáculo. O Deus artista e comunicador está ali.
Mas talvez os mais óbvios e plenos exemplos desse lado dEle são dois pontos cruciais do relato bíblico: A Criação do mundo e a pessoa de Jesus e a sua missão.
A plenitude do Deus artista está na Criação. A criatividade e a beleza unidas e organizadas num espetáculo. E o mundo não é apenas arte, é também funcionalidade, e aí entra o Deus designer. Ele conseguiu fazer o melhor casamento beleza-função da história do design. Tudo que há na natureza tem uma função, e pouquíssimas dessas funções ainda não foram descobertas por nós. Tudo isso com um incrível senso de organização estética.
Quando vemos na faculdade de design gráfico que é interessante utilizar a proporção áurea para composição de peças gráficas, vemos que a origem dessas medidas tidas como perfeitas está na natureza. Em tudo há o toque artístico, a beleza, a cor. Da variedade de características e cores do mundo vegetal até a complexidade dos ecossistemas e dos corpos de seres vivos. A maneira como macho e fêmea se diferenciam em todas as espécies, como os pássaros podem voar, peixes viverem embaixo d’água, como nós podemos andar. O próprio processo de reprodução, do sublime ato sexual ao milagre do nascimento de uma nova vida, é feito de pura arte e beleza que vão além da função. A música produzida pela natureza. Tudo belo e com propósito.
E é interessante observar que, se hoje, no mundo corrompido  e semi-destruído pelo homem e o pecado ainda nos espantamos com tais coisas, quem dirá quando o mundo ainda não era contaminado!
O Deus comunicador se mostra pleno na sua encarnação, como o homem Jesus. Ele criou em si mesmo feito homem uma das mais belas e paradoxais obras de arte sobre o amor e ao mesmo tempo criou a imagem perfeita para comunicar ao homem seu verdadeiro caráter amoroso. Jesus é a expressão de Deus de forma contida para que possamos compreendê-lo, e é também a figura perfeita do frágil homem dependente de Deus. Por meio de tal paradoxo que nos parece um mistério incompreensível, ele deixou uma das mensagens mais claras de toda a história da comunicação.
No meio de tantas representações artísticas e comunicacionais realizadas com maestria pelo Deus Jeová, quem pode dizer que a arte e a comunicação em si são nocivas?
Daqui pra frente, falaremos de todos os aspectos possíveis de ser estudados a respeito de Deus como designer, pintor, oleiro, escultor, escritor, arquiteto, músico, publicitário e tudo o mais relacionado a comunicação, arte e criatividade. Assim como também podemos estudar como esses seus aspectos artísticos influenciam a nós, humanos, na hora de usarmos a arte e o design para comunicarmos esse Deus tão grandioso no qual acreditamos.

2 comentários:

  1. Deus inspira o mundo com Suas ações, criações... nos inspira, nos torna mais imaginativos, pensativos e criativos. a pouco tempo decidi que seguirei na carreira do jornalismo e nao tem exemplo de comunicador mais sublime que o nosso Deus!

    Parabéns Jon, a CRISTIVIDADE está ativa em vc ^^

    ResponderExcluir
  2. Nem consigo comparar Deus com artistas atuais, eles passam a arte contemporânea, a arte "madura" das pessoas, são de cores pesadas, difíceis de ingerir, com aqueles tons negros... Vejo a arte de Deus, como aquela de uma criança, que em sua simplicidade mistura as cores no céu, e faz flores variadas, um campo realmente alegre. ^^

    ResponderExcluir