quarta-feira, 26 de março de 2014

Mas o Fruto do Espírito é Alegria

O Facebook pode me proporcionar bastante dor de cabeça, mas ele me proporciona também alguns insights interessantes. Gostaria que você observasse dois deles agora e tentasse relacioná-los antes de ler a minha conclusão.

O primeiro deles consiste numa dessas imagens com frases que bandas compartilham em seus perfis. A imagem vem do ministério musical Rend Collective, que junta uma "cambada" de gente de todos os estilos pra fazer adoração de qualidade. E o álbum deles se chama "The Art of Celebration". Algo chamado "A Arte da Celebração" por si só já chama atenção de alguém como eu, que gosta de quebrar o paradigma louvor x arte. E a imagem abaixo faz parte desse conceito e prega contra algumas convenções religiosas que acabam impedindo a expressão alegre que o Evangelho provoca nos convertidos.

"Seriedade não é um fruto do Espírito, mas alegria é."
Ok, com este insight na mente, quero que fique agora com um texto muito bom da minha amiga no Facebook, Vanedja, a quem admiro muito pela postura e opiniões. Nele ela reflete um pouco a respeito de um vídeo que virou febre nos últimos dias de uma freira cantando num programa de calouros, ao qual você assiste abaixo (assista antes de ler o texto).



FREIRA EVANGELISTA E UMA LIÇÃO SOBRE COMO PARTILHAR A FÉ

Podem achar bobagem, e talvez o seja, mas desde sábado este vídeo me deixa feliz. Já o vi várias vezes. É divertido assisti-lo, hora reparando atentamente na reação do público, hora nas reações dos embasbacados jurados, hora na reação das entusiásticas companheiras de ofício da caloura, hora na bela voz e performance de Cristina. Ela emocionou milhões em todo o mundo ao, de sapatilhas humildes, hábito preto, cruz no pescoço e um sorriso encantador participar do programa The Voice, em sua edição italiana.

Com apenas 25 anos, a siciliana Cristina Scuccia diz que não acreditava em Deus até participar de um concurso musical organizado pela paróquia do seu bairro. Acompanhada de suas amigas freiras – senhorinhas também a caráter, que a incentivaram a ir ao programa e nos bastidores vibravam euforicamente a cada lance da apresentação –, Cristina conquistou a completa simpatia da plateia, fez virar para si as quatro cadeiras do reality show e ocasionou uma disputa entre as estrelas italianas integrantes do júri da atração, que competiram para ter a freira em seus respectivos times.

A doce jovem cuja audição levou o rapper italiano J-Ax às lagrimas e a Internet à ebulição, suscitou comentários em toda a Rede. Muitos agradeciam no Facebook da freira “por ver a Deus nos olhos de Irmã Cristina”, outros se maravilhavam dizendo que “Deus se comunica assim”.

Quando questionada por uma das boquiabertas juradas se ela era uma freira de verdade e o que a levou a ir ao programa, Irmã Cristina apenas responde sorridente: "Sim, sou uma freira de verdade. Eu tenho um dom e estou partilhando”.

O presidente do Conselho de Cultura do Vaticano, cardeal Gianfranco Ravasi, tuitou citando o apóstolo Pedro: "Cada um de nós, segundo o dom que recebeu, põem-no a serviço dos outros #irmãcristina".

A famosa cantora pop americana, Alicia Keys, intérprete original da canção "No One", que Cristina cantou, escreveu em seu Facebook ao compartilhar o vídeo da audição: "Que beleza! Pura energia! Cante, irmã Cristina!”.

"Mas o que o Vaticano diz?", pergunta curiosa uma das juradas. Bem humorada, Cristina responde: "Espero um telefonema do Papa Francisco". Após os risos de todos, a jovem de semblante alegre continuou: "Ele [o Papa] sempre tem nos encorajado a sair e evangelizar, a falar que Deus não nos tira nada, mas nos dá cada vez mais, e é isso o que eu estou fazendo”.

Podem dizer que não passa de um show comercial, mas Cristina Scuccia não precisou deixar de ser quem é para comover milhões de pessoas ao redor do mundo. O brilho no olhar, a ousadia de Irmã Cristina são, a meu ver, um belo exemplo de evangelismo genuíno, surpreendendo e abençoando o mundo com a multiforme graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Cante, irmã Cristina.

A Deus toda a glória!

Por Vanedja Cândido

Ok. 
Assistiu? Leu?

Devo confessar que depois de anos vivendo metade da vida navegando, sou um cético em relação a virais de internet. Principalmente os que causam comoção geral e quando vou ver não era tudo aquilo.
Demorei a assistir o vídeo acima por pura preguiça.
Na minha cabeça seria mais uma "Forçação de barra". Mas vi que a Vanedja postou, e antes de ler o texto dela, assisti o vídeo e devo confessar que compartilho da opinião de quem agradeceu por ver Deus nos olhos da Freira.

"Ahh, mas a música nem é de igreja" Podem dizer uns.
"Ahh mas ela é católica" dirão alguns protestantes.
"Que vergonha!" Diria um católico conservador.
"Não vi nada demais!" Dirão outros.

Não entrarei nesses méritos a não ser para dizer a resposta bíblica definitiva a todos Eles:
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
1 Coríntios 10:31
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens" Atos 17:24

Não entendeu o que eu quis dizer com os textos bíblicos? Bem, um dos motivos de ter feito este blog é tentar falar sobre como Deus não subestima nossa inteligência e capacidade de entendimento. Tente relacionar a frase da imagem no topo, o vídeo, o texto e os versos. Não e delongarei na teoria e nos subtextos que tudo isso inclui. Tudo o que posso dizer a respeito é o meu testemunho.
Meus arrepios (e arrisco até a umidade dos meus olhos :P )ao assistir o vídeo não se devem exatamente à interpretação dela, mas sabe quando você vê alguém responsável por sorrisos maravilhados e lágrimas de alegria de outras pessoas? E sabe quando você vê Deus ali? Não no ato em si, mas no que ele provoca?

Pois é. É disso que eu estou falando. É disso que se trata o evangelho: não das frases rebuscadas e discursos elaborados com pensamento preguiçoso, mas da espontaneidade e simplicidade racionais e inteligentes que a alegria trazida pelo Espírito Santo provoca.
Com isso, apenas repito a frase da imagem no início do post: "Seriedade não é um fruto do Espírito, mas alegria é."

Nenhum comentário:

Postar um comentário